Monday, May 14, 2007

Casas de Banho Públicas

Casas de banho públicas ou antros públicos.

Foram ultimamente a uma casa de banho pública em Lisboa? Eu no outro dia fui à Brasileira no Chiado. Estão a ver aquele café muito badalado, cheio de turistas na baixa de Lisboa? A casa de banho (só conheço a dos homens), é um perfeito antro de merda, urinado por tudo o que é sítio, tubos e louças partidas, papel por todo lado excepto onde é preciso, um cheiro... Já para não falar no tamanho e nas movimentações tipo balneário que fazemos para chegar à retrete!

Estamos em 2004 e a cena do futebol está quase a começar. Não existem casas de banho públicas, verdadeiramente públicas, colocadas em lugares públicos e mantidas com o mínimo de dignidade. Se por um lado não morro de amores por entrar nas que temos que colocar moedas e que mal saímos fazem uma operação de limpeza que nos deixa a pensar o que raio estará a acontecer, qualquer coisa é melhor que ter que entrar num café, pedir por favor para usar a casa de banho, o tipo do balcão ficar a olhar para nós como se tivéssemos pedido para usar a cama dele e depois deparamo-nos com o típico. O pessoal dos cafés que não gosta que as pessoas usem as casas de banho deviam pensar como a aranha; bicho que entra na teia está mais perto de ser comido! uma atenção aqui, uma exposição de bolinhos ali, e grande parte deles até consome, nem que seja por se aperceberem que estão a usar uma casa de banho privada.

Será que o pessoal que organiza estas coisas e os políticos não têm vontade de mijar quando estão na rua? Se forem mulheres, quase sempre evitam até por motivos de saúde, mas e nós? Será melhor encostarmo-nos a um canto num beco e regarmos a parede nervosos, com medo que alguém nos arranque a coisa ou nos multe? Já pensaram se alguém filmasse o que cada um de nós faz para não tocas em nada quando mijamos ou cagamos num local destes? Já pensaram como será com o pessoal que vem para os jogos, pessoal que gosta de beber, depois de um jogo ganho, a mijar pelo caminho até ao aeroporto?

Decidam-se; ou instalam casas de banho públicas, ou montem uma brigada de instalações sanitárias e percorram as casas de banho dos cafés e outros estabelecimentos mais centrais e validem as que estão e condições. Coloquem-lhes um selo de qualidade ou qualquer coisa. Fechem as que não têm o mínimo de condições para servir clientes (as fiscalizações são exigentes nalgumas coisas e noutras não!) ou dêem às pessoas um tempo para arranjarem as ditas.

Já agora; faz sentido que as casas de banho dos cafés e estabelecimentos públicos tenham que usar as mesmas louças que usamos em nossa casa, onde as usamos 2/3 vezes ao dia? Sabendo eu que existem soluções radicais em aço inox à prisão de Caxias, mesmo ao nível das louças e principalmente torneiras (irritam-me particularmente aquelas curtas que um tipo tem que espremer a mão contra a parede da bacia para apanhar uns pingos), será que não faz sentido ter louças pensadas quer ao nível do uso quer da instalação e manutenção para estes locais? Será que estas louças e complementos não deviam ser obrigatórias para este locais?

No comments: